Atividade física ao ar livre requer cuidados

13/12/2013 | « Voltar

Atividade física ao ar livre requer cuidados

Com a chegada do verão, o movimento nos parques, bosques e locais com pista de corrida ao ar livre triplica. O clima quente motiva as pessoas à prática física fora do ambiente das academias e aumenta a preocupação dos médicos com a exposição do sol e problemas facilmente contornáveis, como a desidratação, que pode ser combatida com ingesta hídrica adequada. 

Correr, pedalar e andar perto da natureza inspira, mas o cuidado com a pele não pode ser esquecido. Acessórios como bonés, viseiras e óculos de sol são frequentes. A preocupação com o efeito dos raios nocivos do sol no rosto é importante, afinal é o nosso cartão de visita, mas as roupas tendem a diminuir de tamanho, deixando braços e pernas mais expostos. "Além do aparecimento de manchas, a exposição excessiva ao sol sem o uso do protetor solar acelera o processo de envelhecimento e aumenta o risco de câncer de pele", afirma o oncologista Fabricio  Martinelli de Oliveira.

Ombros e mãos são os mais atingidos. No caso das mãos, o aparecimento das rugas e manchas incomodam, afetam a autoestima e algumas são irreversíveis. "O uso do filtro diariamente e várias vezes ao dia é a melhor forma de prevenção. Hidratar as mãos também é importante", diz Martinelli. 

O hábito de usar filtro solar diariamente pode ser incluído na rotina e os horários de exposição devem ser respeitados. Procure praticar exercícios físicos nos horários em que os raios estão menos intensos. Antes das 10 da manhã e após as 16 horas são recomendados. O fator de proteção do protetor solar deve ser alto, para todos. "Cuidado redobrado com as crianças", alerta Martinelli.

Segundo o especialista, praticar exercícios físicos é importante em qualquer época do ano. Torna a vida mais saudável, mais alegre e ajuda na prevenção e tratamento do câncer, porém, antes sair de casa, os cuidados devem deixar de ser tomados. "Nunca faça exercícios físicos sem a supervisão de um profissional da área, a hidratação é fundamental e o uso de protetor solar também", conclui o médico.

 

Topo