Dia dos Pais: opções sem glúten para celebrar a data

08/08/2016 | « Voltar

Dia dos Pais: opções sem glúten para celebrar a data

O Dia dos Pais é uma das datas mais especiais do ano, momento em que a família se reúne para homenagear seja o pai, irmão, avô, tio. É a presença masculina dentro da casa ou da família. E neste ano a data será comemorada no próximo dia 14. 
Para comemorar, nada melhor que um delicioso almoço. E por que não um almoço sem glúten e preparado com carinho? Pois quem tem sensibilidade ao glúten, é celíaco ou alérgico ao trigo também merece um almoço saboroso e seguro em família. Por isso, o chef Marcos Fábio, em parceria com a Schär, preparou duas deliciosas receitas, fáceis de preparar, para deixar o almoço de domingo muito mais especial. 
Como prato principal o Chef ensina a preparar um delicioso Nhoque de Batata e para sobremesa uma receita de Pavê de biscoito de aveia e ganache de chocolate, ambos sem glúten. Confira:

Nhoque de batata sem glúten 
Tempo de preparo: 25 min
Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes 
500g de batatas Asterix 
150g de farinha sem glúten Mix Pan Schär 
2 colheres de sopa de Azeite de oliva
Sal 
Pimenta do reino
100g de tomate seco picado
1 xícara de folhas de manjericão lavado 

Modo de preparo:
Descasque as batatas e cozinhe-as em água fervente até que fiquem macias. Enquanto ainda estiverem mornas, esprema-as e tempere com azeite, sal e pimenta. Separe a farinha Mix Pan, e vá acrescentando-a aos poucos, sempre mexendo até obter uma mistura uniforme.
Depois, faça tiras com a massa em uma bancada enfarinhada e corte cada tira em pedaços de mais ou menos 2cm. 
Em uma panela grande, coloque a água para ferver com uma colher de sopa de sal. Enquanto isso, coloque o tomate seco bem picado em uma frigideira média. Coloque o nhoque para cozinhar em água salgada fervente aos poucos, e atenção: o ponto do nhoque é quando ele sobe à superfície. Quando isso acontecer, retire-o imediatamente. 
Coloque o nhoque na frigideira com o tomate seco, adicione o manjericão e misture delicadamente. Tempere com sal e pimenta à gosto e sirva ainda quentinho!

Pavê sem glúten de biscoito de aveia com ganache 
Tempo de preparo: 30 min
Rendimento: 1 refratário médio

Ingredientes 
1 lata de leite condensado
800ml de leite 
2 gemas
4 colheres de sopa de farinha sem glúten Mix Dolci Schär
3 caixas de Biscotto All’avena Schär
1/2 caixa de creme de leite 
200g de chocolate meio amargo picado

Modo de preparo:
Em uma panela coloque o leite, o leite condensado, as gemas e a farinha Mix Dolci Schär. Leve ao fogo médio enquanto mistura, até engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar em geladeira por aproximadamente 20 minutos.
Em outra panela coloque o creme de leite e o chocolate. Leve em fogo médio até o chocolate derreter, sempre mexendo. Retire do fogo e deixe esfriar em geladeira por aproximadamente 20 minutos.
Montagem:
Em um refratário médio coloque uma camada de biscoitos e uma de creme branco de maneira alternada. Finalize com uma camada de ganache de chocolate por cima, decore com os biscoitos e leve à geladeira por no mínimo uma hora.   

Topo