Academia do Rock realiza o Rock Hour 8 e comemora o crescimento de 400% no número de bandas
29/06/2015 | « Voltar
~~No próximo domingo (05) quem sobe ao palco em Curitiba são as bandas formadas pelos alunos da Academia do Rock, é o Rock Hour 8, que acontecerá no Phoenix American Mex, (Rodovia BR116, 6000 – Tarumã), a partir das 16h.
A primeira edição do Rock Hour aconteceu em dezembro de 2012 com a apresentação de oito bandas exclusivamente compostas por alunos. Após quase três anos, se apresentam nessa edição 32 bandas, ou seja 400% de crescimento. “Iniciamos utilizando o próprio auditório da escola, que hoje é referência nos ensaios das bandas. Como a adesão dos alunos a cada edição do Rock Hour é maior, precisamos buscar novos lugares. Até o ano passado era realizado no John Bull Pub, e nessa edição vamos ao Phonix American Mex”, avalia Marcelo Freitas, diretor da Academia do Rock.
Para esse ano o Rock Hour apresenta algumas novidades, como por exemplo, nos intervalos das apresentações, haverá o Guitar Player, onde três alunos serão selecionados para um solo de guitarra. Ao final de cada edição, os alunos recebem um DVD com a cobertura total do evento, banda por banda, como uma recordação da performance no palco.
Os estilos adotados pelos alunos durante o show são variados. Vão desde o Rock Brasileiro, passando por Beatles, Rolling Stones, Guns n’Roses, ACDC, Pearl Jam, Metallica, Iron Maiden, Ozzy, Ramones, Red Hot Chilli Peppers, Nirvana entre outros. Essa é a proposta da Academia do Rock. “Acreditamos que a partir do desejo, um pouco de disciplina e dedicação qualquer um pode aprender a cantar ou tocar um instrumento musical”, explica Marcelo. Mas não para por aí, as aulas de Rock transcendem a simples habilidade de tocar e ensinam também a assumir compromissos, estabelecer metas e trabalhar em equipe para alcançar os seus objetivos.
Segundo Marcelo, ao fazer parte de uma banda, o aluno aprende a desempenhar o seu papel no contexto da música, descobre que é necessário ter entrosamento, que basta um olhar ou um gesto para indicar uma mudança de tom, o início do refrão ou o fim da música. Eles recebem dicas de performance e aos poucos vão quebrando as barreiras da timidez”, avalia. A ideia é que o evento proporcione aos alunos uma experiência única, um dia de Rockstar. Com camarim, palco, som, iluminação, filmagem, fotos, gravação das músicas e a adrenalina de tocar para um grande público”, explica.
A Academia do Rock
A Academia do Rock surgiu para atender uma carência no mercado em atender alunos que buscavam algo diferente das convencionais escolas de músicas da cidade. “Todas as nossas aulas são individuais e buscamos incentivar aos alunos a criarem bandas, pensando em uma carreira artística”, explica Marcelo.
Hoje a Academia do Rock possui mais de 300 alunos, que vão dos 5 aos 80 anos. “Nosso público é variado. Temos a criança que gosta do rock, quer aprender um instrumento até o adulto, empresário, que busca na escola e nas aulas de rock, uma forma de desestressar do dia a dia. E não para por aí, pois o quadro de alunos da terceira idade, que buscam aprender o rock, por gostarem do estilo ou de um ídolo em específico ou apenas para acompanhar os netos e filhos vem crescendo”, explica Marcelo.
“A Academia do Rock é um negócio inovador que transcende o ensino regular de música e proporciona uma experiência única ao aluno”, enfatiza. “Além de abordarmos toda temática do Rock e suas vertentes, despertamos no aluno o desejo de aprender, melhorar a cada aula e sobretudo interagir com outros músicos”, salienta. A escola oferece nove cursos regulares com planos diferentes para aula individual, aulas em grupo e outros serviços que incluem ensaios com banda, gravações, serviços de luthier, venda de acessórios e organização de festivais.
Franquia do Rock
A Academia do Rock, que completa quatro anos em Curitiba, passou neste ano a investir no segmento de franquia e quer ganhar mercado. Com processos formatados, layouts e com manuais com a metodologia de ensino, a empresa está pronta para franquear a sua marca.
Com método próprio no ensino do bom e velho Rock’n Roll, a franquia é de custo acessível e com retorno do investimento previsto para 18 meses. Para o projeto, é necessária uma área de 170 m2, e um investimento aproximado de 230 mil reais, já incluindo o capital de giro. Até o final de 2015 a previsão é de estar com pelo menos três franquias já em andamento e outras cinco em 2016.