Diverticulite
05/12/2013 | « Voltar
Dores abdominais, diarreia, náuseas, perda de apetite e a presença de sangue nas fezes são sintomas de muitas doenças populares. Mas estes sintomas também podem ser indícios de uma doença diverticular do cólon, conhecida por diverticulite, pequenas dilatações que surgem na parede cólon e alteram o hábito funcional do intestino causadas pela falta de fibras no organismo.
A diverticulose atinge homens e mulheres e tende a aumentar conforme a idade, principalmente entre as pessoas com mais de 50 anos. " A obesidade, o sedentarismo e o consumo de álcool e tabaco são fatores de risco que devem ser observados ", explica o médico Mateus Martinelli de Oliveira.
O tratamento da doença, detectada por meio de exames indicados pelo médico, vai depender da gravidade e dos sintomas presentes. Segundo Martinelli, em casos sem complicações agudas, a diverticulite é eliminada com o uso de medicamentos. Os pacientes que apresentam dores mais fortes e sintomas acentuados devem procurar ajuda médica apara avaliação.
Para pacientes que não respondem o tratamento, com crises repetidas e pessoas que voltam a desenvolver a doença, será necessário uma intervenção cirúrgica para a remoção das lesões. Mas isso somente um médico poderá diagnosticar. Tratamentos com remédios domésticos e receitas populares devem ser evitadas.
A doença diverticular dos cólons também é conhecida como diverticulose intestinal. A diverticulite é uma complicação da doença diverticular dos cólons - inflamação dos diverticulos. A melhor maneira de prevenção é comer alimentos ricos em fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino. O uso contínuo de medicamentos também favorece no aparecimento da doença.