Mercosuper 2013 – Varejo Planejado

14/03/2013 | « Voltar

32a. Edição da Feira e Convenção do Setor Supermercadista reúne mais de 280 expositores e prevê negociações na casa de R$ 600 milhões

A 32ª Mercosuper – Feira e Convenção do setor supermercadista, que acontece de 08 a 10 de abril no Expotrade em Pinhais, reúne nessa edição mais de 280 empresas expositoras. Para o evento são esperados mais de 40 mil visitantes e a previsão de negociações durante a feira deve bater a marca dos 600 milhões de reais.

A cada ano a Mercosuper se consolida no mercado brasileiro. Segundo o Presidente da Apras (Associação Paranaense de Supermercados), Cesar Tozetto, a feira e convenção já é caracterizada como um evento para aproximar o produtor do consumidor. ”Uma forma de tornar o setor supermercadista mais consistente e unido”, avalia Tozetto.

Para essa edição, algumas surpresas foram preparadas aos expositores e supermercadistas. Entre elas, a parceria com a  empresa Parati para o sorteio de um Gol 0km, geração 5. A cada R$1,5 mil em negócios fechados o supermercadista ganha um cupom. Outra novidade é a possibilidade de o próprio expositor e visitante imprimir suas próprias credenciais, graças a inovações tecnológicas adotadas.

Para imprimir os crachás, basta que a pessoa entre no site da feira (apras.org.br/mercosuper) e siga as instruções. A segurança do sistema está garantida, já que, para ter acesso à lista de participantes, é preciso entrar com login e senha exclusivos. Cada empresa participante – fornecedor, expositor, associado – fará a própria lista das pessoas a serem credenciadas. Outra novidade é que eles terão acesso à lista de credenciados do ano passado, podendo apenas atualizar, suprimindo ou substituindo os nomes quando for o caso.

Já com o crachá em mãos, basta que a pessoa se apresente no local de entrada do evento, munido de documento de RG. Segundo a direção da APRAS – Associação Paranaense de Supermercados, o novo sistema deverá dar mais agilidade à entrada dos participantes da Feira e Convenção, evitando filas e aglomerações na entrada do evento. “Vi essa inovação em eventos no exterior e decidimos adotar aqui também”, afirma o presidente da APRAS, Cesar Tozetto.

 

Lançamentos

Como em todas as edições, a Mercosuper é recheada de lançamentos e novidades dos expositores e fornecedores da feira. Nesse ano, um dos lançamentos fica por conta  da catarinense Costa Sul Pescados que lança durante a feira o tradicional bolinho de bacalhau português..       

Os bolinhos já vem prontos para fritar em embalagens de 270 gramas. Um rigoroso processo de seleção garante a tradicional receita portuguesa na mesa do consumidor. A novidade é uma excelente opção para petiscos e lanches rápidos. Com preparo fácil, em apenas 5 minutos, o consumidor faz uma refeição deliciosa e rica em ômegas 3 e 6; gorduras essenciais para o bom funcionamento de vários órgãos.

Já as novidades em produtos e serviços para gestão e automação de supermercados, atacados e distribuidores fica por conta da Sysmo. De acordo com o analista de Negócios da Sysmo, Dávisson Marcelo, no evento serão apresentadas as funcionalidades da nova versão do sistema ERP Sysmo S1, os produtos que estão sendo desenvolvidos para web, entre outros projetos, como Painel de Preços e Conciliação Eletrônica de Cartões. "Clientes e interessados que visitarem nosso estande também poderão conhecer os serviços oferecidos pela nossa empresa, que juntamente com nossos produtos possibilitam uma gestão segura e eficaz".

Dávisson salienta que a participação na Mercosuper visa consolidar a marca Sysmo e expandir os negócios no Paraná. "Buscamos fortalecer nossas relações no estado e temos boas expectativas para a edição de 2013. Estaremos prontos para receber os supermercadistas que buscam soluções para seus negócios".

Participando pela primeira vez no evento paranaense está a Bralyx, fornecedora de equipamentos para indústria alimentícia. Nessa edição da Mercosuper, a empresa lança a máquina desenvolvida especialmente para confecção de brigadeiros, trufas e bombons “São os primeiros equipamentos desenhados especificamente para ampliar a produção de itens tão populares no Brasil”, diz Hélio Ricardo, sócio proprietário da Bralyx.

 

Palestras

As tradicionais palestras da Mercosuper foram selecionadas para levar verdadeiros ganhos de informação e conhecimento aos participantes da feira.  No primeiro dia do encontro, o ex-presidente do Banco Central, Gustavo Loyola, apresentará a palestra “Perspectivas da Economia Brasileira”. Loyola é doutor em economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e sócio-diretor da empresa Tendência Consultoria Integrada.

No dia 09 de abril, terça-feira, a palestra será da empresária Amália Sina, com o tema “Empreender com Sucesso”. Amália foi vice-presidente da Philips e presidente da Walita. Atualmente dirige a Sina Cosméticos, empresa que criou há quatro anos, e se dedica a palestras e conferências.

A última palestra magna do evento será com o alpinista Waldemar Niclevicz, com o tema “Conquistando o seu Everest”. Niclevicz foi o primeiro brasileiro a escalar o Everest (a maior montanha do mundo), o K2 (considerada a montanha mais difícil de todas) e os Sete Cumes (a maior montanha de cada um dos continentes). Também já escalou 7 das 14 montanhas com mais de 8 mil metros, o Everest duas vezes, e mais de 100 das principais montanhas do mundo. Na palestra, o alpinista fala sobre superação de desafios, liderança, planejamento estratégico, gerenciamento de riscos e espírito de equipe.

Topo