NOVIDADES NO MERCADO SEM GLÚTEN
02/05/2017 | « Voltar
Pelo terceiro ano consecutivo, a indústria italiana de alimentos sem glúten Schär participará da maior feira do setor supermercadista do Brasil, a APAS. Neste ano, o destaque será para a linha de pratos prontos congelados sem glúten, composta por: Pizza Margherita, Pizza Salame e Lasanha à Bolonhesa, consolidando a relevância desta categoria no Brasil.
Os pratos prontos congelados são a nova geração de produtos sem glúten Schär, elaborados com o padrão de excelência da marca e seguindo a tradição italiana em massas. São produtos que representam praticidade com sabor para o consumidor. Em pesquisa Schär realizada em 2016, 64% dos consumidores indicaram PIZZA como o produto mais desejado. “No Brasil, são consumidas 1 milhão de pizzas por dia, e a oferta para o consumidor que precisa ou opta por seguir uma dieta sem glúten é muito limitada. Ou seja: trata-se de uma oportunidade única para atender – com alto nível de excelência – o consumidor que está ávido por soluções saborosas e seguras”, explica Ticiana Menezes, diretora comercial e de marketing da Schär.
A linha de congelados representa hoje 12% do faturamento da marca Schär na Europa, que possui duas fábricas exclusivas para o desenvolvimento destes produtos. Este lançamento reforça a missão da marca em oferecer um mix variado ao consumidor, sendo assim a solução mais completa na categoria sem glúten.
“Os três itens escolhidos são os TOP de vendas na Europa. No Brasil, Margherita e Salame estão dentre os 3 sabores de pizza mais vendidos em todo o país. Um importante diferencial é que a Pizza Margherita é também sem lactose, o que amplia ainda mais o potencial de consumidores. Ou seja: este é um mix campeão em todos os sentidos”, complementa.
Além da linha de pratos prontos congelados, a Schär lança em primeira mão durante a APAS uma versão de torradas com embalagem especialmente desenvolvida, para atender a demanda de varejistas e do consumidor final brasileiro. O produto Torradas vem em prática embalagem de 83 gramas e, além de ser sem glúten e sem conservantes, como toda a linha Schär, é também sem lactose. “A decisão de trazer este produto foi reforçada em uma recente pesquisa Schär, que indica que mais da metade dos participantes têm um hábito de compra semanal e quinzenal para esse tipo de produto”, explica Ticiana.
Mercado de restrições alimentares
A categoria de produtos para restrição alimentar vem crescendo consistentemente ao longo dos últimos 10 anos no Brasil. Isso porque hoje o nível de informação sobre o assunto é muito superior em relação ao encontrado anteriormente. Dados do Instituto Euromonitor indicam que este mercado cresceu mais de 500% na última década, e que hoje já seja duas vezes maior do que o mercado de orgânicos.
Um grande impulsionador da categoria é o estabelecimento de uma seção dedicada e sinalizada para a exposição dos produtos sem glúten, o que facilita muito a experiência de compra do consumidor, que já sabe onde encontrar os produtos que precisa. “O consumidor de restrição alimentar está acostumado a encontrar os produtos em gôndolas específicas e, ao chegar em uma loja onde a organização não é feita dessa forma, isso o faz pensar que aquela rede não comercializa esse tipo de produto”, explica. Segundo Ticiana, a empresa possui cases de um aumento de até 9x o volume de vendas, apenas pela organização e sinalização correta dos produtos. “Pesquisas também indicam que 86% dos consumidores que buscam por produtos sem glúten afirmam que uma seção dedicada e corretamente sinalizada é o maior influenciador de sua compra”, enfatiza.
Sobre a Schär
Presente em mais de 60 países, a Schär é líder mundial em alimentação sem glúten. A marca chegou ao mercado brasileiro em 2012 e desde o final de 2014 atua diretamente no Brasil por meio de sua filial administrativa e comercial, na cidade de Curitiba (PR). Os 150 pontos de vendas iniciais já se transformaram em mais de 5 mil, cobrindo todas as regiões do país. Atualmente, são mais de 40 produtos disponíveis para o público brasileiro. Mais do que oferecer uma alternativa para quem precisa ou opta por seguir uma dieta sem glúten, a Schär tem compromisso com o sabor e o prazer à mesa. Porque alimentar-se bem é saber fazer as melhores escolhas.
Lançamentos de 2017
Confira a seguir mais detalhes sobre os lançamentos da Schär que estarão presentes na APAS:
Pizza Margherita – lactose free – 280g
Campeã de vendas Schär em todo o mundo, a Pizza Margherita é a tradicional receita de pizza italiana, que além se ser sem glúten (como toda linha Schär) é também sem lactose, o que amplia o público potencial de maneira significativa. Com ingredientes selecionados, com a verdadeira muçarela italiana, assada no autêntico forno à lenha, é uma pizza que ainda não contêm conservantes nem aditivos artificiais, é certificadamente sem glúten, não tem gordura vegetal hidrogenada. Preço de venda sugerido ao consumidor: R$ 29,90
Pizza Salame – 300 g
A Pizza Salame Schär traz a receita tradicional com salame defumado, seguindo o padrão italiano de ingredientes de altíssima qualidade. Sem glúten, com ingredientes selecionados, com a verdadeira muçarela italiana, o salame defumado italiano, assada no autêntico forno à lenha, é uma pizza que ainda não contêm conservantes nem aditivos artificiais, é certificadamente sem glúten, não tem gordura vegetal hidrogenada. Preço de venda sugerido ao consumidor: R$ 29,90
Lasagne Bolognese – 300g
A Lasagne Bolognese Schär é a verdadeira lasagna da Nona! Com molho especial, tempero na medida certa e o autêntico queijo italiano, a Lasagne Bolognese sem glúten Schär traz ingredientes selecionados, não contêm conservantes nem aditivos artificiais, é certificadamente sem glúten, não tem gordura vegetal hidrogenada. Prática, pronta para consumo, basta assar em forno por 30-40 minutos e a refeição está pronta. Preço de venda sugerido ao consumidor: R$ 29,90
Torradas – 83g
Tradicionais torradas, leves e crocantes. Ideais para acompanhar o café da manhã, lanche da tarde ou aquela tradicional sopa no anoitecer. As Torradas Schär são sem glúten e sem lactose, e em embalagem prática para levar na bolsa ou lancheira. Preço de venda sugerido ao consumidor: R$ 10,49