Adolescentes e adultos jovens são os alvos do Ceratocone

09/06/2014 | « Voltar

Adolescentes e adultos jovens são os alvos do Ceratocone

Ainda não existem comprovações específicas sobre a causa do aparecimento do Ceratocone. Segundo estudos, a genética é a principal causa e motivo de alerta.  A doença, conhecida por deixar a córnea com um formato de cone, atinge adolescentes e adultos jovens e pode ser confundida numa primeira consulta com outras doenças como apenas miopia ou astigmatismo. "É uma doença distrófica e progressiva que atinge a rigidez da córnea, possibilitando que ela se afine e deforme,  tomando um formato de cone", explica a oftalmologista da Clínica Canto, Ana Paula Canto.

Para quem acredita que o Ceratocone é uma doença rara, os números desmentem. É possível que a cada duas mil pessoas, uma apresente a patologia. Apesar de poder ter uma progressão lenta, em alguns casos o avanço pode acontecer de forma mais rápida. "Mesmo com exames detalhados, não é possível prever como será a evolução do problema". Ainda de acordo com a Dra. Ana Paula,  a doença tende a parar de evoluir entre 30-35 anos. "Nesta idade, a doença tende a estabilizar, mas continua afetando a qualidade de vida dos pacientes se não houver um tratamento", diz.

Pacientes relatam imagens distorcidas, ou fantasmas, como um dos sintomas. Porém, coceiras frequentes nos olhos também podem ser um sinal. O ato de coçar compromete a resistência da córnea e contribui em muito para a progressão da doença. Com uma estrutura fina e transparente, é através da córnea que a luz penetra nos olhos e qualquer alteração pode comprometer a qualidade de visão. "Uma alteração no formato da córnea, prejudica a incidência destes raios luminosos, fazendo com que a imagem chegue distorcida na retina", conta a médica que ainda revela. "A doença é bilateral, mas normalmente assimétrica. Isso quer dizer que um dos olhos pode ser mais afetado do que o outro". O Ceratocone pode atingir tanto homens quanto mulheres.

 

Tratamento

Quanto ao tratamento dois pontos são levados em consideração segundo a oftalmologista: Melhorar a visão do paciente e evitar a progressão da doença. Existem tratamentos para melhorar a visão em todos os estágios do Ceratocone que  vão desde óculos nos casos mais leves, lentes de contato nos casos leves/moderados, até o transplante de córnea nos casos mais avançados. "Alguns pacientes apresentam dificuldades com a adaptação das lentes de contato, intolerância a elas ou má visão com elas. Quando isso ocorre, uma opção de tratamento é o implante de um anel intra-estromal corneano que melhora a regularidade da córnea e que apresenta bons resultados", explica Ana Paula.

Segundo a médica, sempre tenta-se tratamentos menos agressivos antes de se indicar o transplante de córnea. O transplante é uma medida adotada somente quando nenhum dos tratamentos anteriores teve efeito ou nos casos já muito avançados. "Quando se fala em tentar evitar a progressão da doença , que tem caráter progressivo, há o advento do tratamento com Crosslinking. A indicação do crosslinking é relacionada com a piora da doença, de forma independente da visão e do tipo de correção da acuidade visual do paciente".

O Ceratocone pode prejudicar intensamente a visão e causar uma deficiência visual importante, alterando em muito a qualidade de vida dos pacientes. Procurar um médico oftalmologista, procurar saber o histórico familiar e desconfiar de qualquer alteração na visão são dicas importantes. "O Ceratocone é uma doença cada vez mais frequente, progressiva e que requer acompanhamento especializado.", finaliza Ana Paula.

Topo