Estudo revela impacto ambiental durante a Copa do Mundo

09/04/2014 | « Voltar

Estudo revela impacto ambiental durante a Copa do Mundo

O Brasil passará nos meses de junho e julho por um evento de porte mundial – Copa do Mundo FIFA 2014, que trará ao país os turistas de todas as partes do mundo. Ao mesmo tempo em que o evento oferece visibilidade e trás dividas ao país, também apresenta reflexos na sustentabilidade, e em especial na emissão de CO2 relativa ao evento.

Em estudos realizados pela Personal CO2Zero, revela-se o impacto de emissão de CO2. O volume estimado de emissões de gases efeito estufa em CO2 durante o Mundial de 2014 é de 3.017.440 tCO2e (toneladas de CO2 equivalente) - esse volume equivale a 12.678 hectares de floresta (9,3% do Pantanal) ou ao consumo de energia de 48.950 domicílios, o suficiente para abastecer municípios como Teófilo Otoni (MG), Alagoinhas (BA) ou Sapucaia do Sul (RS) por um ano.

Números que assustam, mas que despertam o desejo de muitas pessoas e empresas a pensarem no futuro ambiental do planeta. Paulo Ghignatti, um dos sócios proprietários da SemCo2 Entregas Ecológicas, conta que a Copa tem sido um assunto em pauta na empresa, seja no bom atendimento e no impacto que o evento trará para o meio ambiente. Para ele, preservação do meio ambiente é universal. "Oferecemos serviços de entregas totalmente livre de poluentes. E a nossa ideia vai sendo disseminada. Quem visitar Curitiba vai conhecer nosso trabalho", afirma.

Segundo o estudo, o transporte aéreo e o maior agente de emissão durante os jogos, sendo responsável por mais grande parte das emissões - as dimensões continentais do país e a inexistência de modais de transporte de rápida velocidade fazem do deslocamento aéreo o principal meio de transporte.

Para muitos empresários, já que a chegada dos turistas à Curitiba será pelo aeroporto, encontrar alternativas terrestres é o começo. Mesmo o número no transporte terrestre sendo alto. A pesquisa aponta que o deslocamento terrestre é responsável por 215.985 tCO2. "Depois que entramos no mercado em 2013, conquistamos clientes que tem consciência de que temos que começar. Pessoas, empresas, todos fazendo a sua parte".

O estudo ainda aponta que ações de longo prazo previstas como o investimento na construção de linhas interestaduais de trens de alta-performance, no incentivo fiscal para o desenvolvimento do segmento de carros elétricos no Brasil e no desenvolvimento de políticas públicas que favoreçam o crescimento de ciclovias, bem como na expansão do sistema metroviário e de BRTs, nas grande capitais são essenciais.

O serviço de entregas ecológicas deve chamar a atenção de turistas pela iniciativa, agilidade e qualidade no atendimento. A SemCo2 utiliza transportes alternativos como skate, bicicleta, bicicleta elétrica, veículos elétricos e também maratonistas para as entregas. Além da preocupação com o meio ambiente, a empresa conta com colaboradores biligues, e, segundo Paulo Ghignatti, já estão preparados para explicar no bom e velho português, ou inglês, a missão da empresa. 

Topo