De olho na escola

17/03/2014 | « Voltar

De olho na escola

Com a volta às aulas, a preocupação dos pais é voltada para o rendimento dos filhos na escola. Mesmo durante as férias, depois dela, celulares e tablets são aparelhos indispensáveis para o registro das fotos, da comunicação dos amigos, das postagens nas redes sociais e o rendimento dos alunos é prejudicada devido ao uso excessivo destes aparelhos.

O baixo rendimento escolar e déficit de atenção podem ser sinais de uma possível dificuldade visual. Alterações no comportamento, bem como dores de cabeça, desconforto e olhos vermelhos também indicam que algo não vai bem. "Sentar próximo a televisão, franzir os  olhos ou apresentar algum estrabismo (olhos tortos), são sinais de alerta", diz oftalmologista Geraldo Canto, da Clínica Canto.

É praticamente impossível controlar o uso dos aparelhos e não existe uma regra. Exageros nunca são bem-vindos. "Vale o bom senso dos pais e observar se existem sintomas de olho seco ou cansaço visual, caso isto ocorra deve-se consultar com um oftalmologista para um exame completo e orientações especificas conforme cada caso", segundo ele, "quando estamos muito concentrados em alguma atividade, seja, ler um livro, uso de celular, tablets e jogos de vídeo game aumentamos a nossa concentração  e acabamos diminuindo a freqüência com que piscamos", afirma.

Normalmente piscamos de 6 a 10 vezes por minuto, de maneira automática e involuntária, porém, piscamos menos quando estamos muito concentrados.  "A lagrima que protege e lubrifica constantemente o nosso olho acaba evaporando mais facilmente, causando sintomas de ardência, sensação de areia, olhos vermelhos e ate embacamento visual", comenta.

Luz Azul

Os tablets, computadores e celulares emitem a chamada luz azul. Estudos apontam que, além do cansaço, a exposição pode até mesmo causar insônia. Lentes  anti-reflexos, bloqueiam a luz. Um auxílio a mais para quem já usa óculos. "O mais importante é usar o grau correto prescrito pelo oftalmologista".

Já para quem que não usa óculos, prevenir é o melhor remédio. Novamente o uso de lentes anti-reflexo ajuda. "Algumas pessoas tem graus muito baixos, que não causam nenhuma dificuldade. Estas pessoas não precisam necessariamente usar óculos com grau, mas podem usar óculos com filtro para luz azul. Tudo devidamente prescrito pelo oftalmologista", observa.

A saúde dos olhos está diretamente relacionada aos nossos hábitos. Visitar um oftalmologista pelo menos uma vez por ano é o indicado. "O diagnóstico tardio de problemas como ametropias, estrabismos e alterações congênitas em crianças podem levar a sequelas irreversíveis. Algumas fases da infância são ainda mais importantes, como ao nascer, no primeiro ano de vida e na idade pré-escolar", conclui Geraldo Canto.

Topo