Mercosuper 2014: Varejo Campeão

11/03/2014 | « Voltar

Mercosuper 2014: Varejo Campeão

 

O setor supermercadista do Paraná tem muito a comemorar. O crescimento das vendas reais do setor nos últimos anos tem crescido e acima da média nacional. Em 2012 enquanto o Brasil cresceu 5,3% (Abras) o Paraná cresceu 10,9% (Nielsen). Em 2013 o setor cresceu dentro da média Brasil 5,3%. Os dados só confirmam o excelente momento do varejo e dos serviços no Paraná.

Seguindo esses números, a 33ª. Edição da Mercosuper, que acontece entre os dias 22, 23 e 24 de abril, tem como tema principal o “Varejo Campeão: A conquista do Consumidor”. Com 90% dos espaços comercializados, a feira e confirma a importância do evento no setor supermercadista, estabilizando seu espaço no ranking nacional de feiras do país. Na edição passada, a feira apresentou um crescimento em número de visitantes de 32%.

Em 2013, a feira ultrapassou as expectativas, com um fluxo aproximado de 45 mil pessoas, superior ao número de visitantes de 2012. Já em relação ao número de vendas, a expectativa para este ano é fechar em torno de R$ 600 milhões em negócios.

Segundo o presidente da Apras, Cesar Tozetto, a Mercosuper vem se consolidando no setor supermercadista brasileiro e se caracteriza como um excelente momento para que o supermercadista paranaense e da região possam usufruir de boas condições comerciais e oportunidades de negócios e relacionamento. “A Mercosuper é um evento que muito nos anima com seus resultados”, comenta Tozetto. Segundo ele, se observar o crescimento que o evento tem apresentado nos últimos anos e a evolução entre as negociações de indústria e varejo, durante a feira, nota-se que se dá de forma expressiva. “Fora as negociações, a Mercosuper mostra um sensível crescimento nas áreas de marketing, logística, tecnologia, comportamento e na qualidade de seus expositores”, ressalta.

Com o intuito de facilitar ainda mais o contato entre o expositor da feira e o comprador, na edição de 2014, a Apras lança “Mercosuper muito mais negócio”, com uma nova ferramenta onde o comprador poderá verificar no site as condições especiais disponibilizadas pelo expositor e agendar horários de reuniões de negócios durante a feira, otimizando o tempo do comprador e do expositor. No dia e horário marcado o comprador será atendido. O agendamento pode ser realizado pelo site www.apras.org.br/mercosuper .

Para 2014 a Mercosuper foca em novas tecnologias para o setor. Para isso, serão elaboradas ilhas temáticas que proporcionarão o fechamento de mais negócios e aproximando fornecedor e supermercadistas. As ilhas temáticas colocarão em destaque temas fundamentais para o desenvolvimento do setor, entre eles: Marketing e Recursos Humanos e Inovação Tecnológica. A ilha destinada ao Marketing e Recursos Humanos terá como expositores empresas de pesquisa, consultoria, recrutamento e capacitação, destacando a importância de se investir na formação da mão de obra para o setor.

 

Palestras

Nesta edição, além das tradicionais palestras magnas realizadas na Mercosuper, o participante contará com um leque de mais de 16 palestras e painéis técnicos a respeito de temas importantes e atuais do varejo, tais como logística reversa, e-Social e um painel com a participação de supermercadistas e indústria com o tema “Paraná Lider de vendas”, além de visitas técnicas pré-agendadas.

As palestras magnas da Mercosuper foram selecionadas para levar verdadeiros ganhos de informação e conhecimento aos participantes da feira.  No primeiro dia do encontro, o atleta Raphael Bonatto, apresentará a palestra “Desafiando seus limites”. Bonatto é finisher das maiores ultramaratonas do mundo, incluindo Badwater, Brazil 135 e Comrades, além de desafios como 24 horas de corrida ininterrupta e 700 km de Foz do Iguaçu até Curitiba no Desafio das Cataratas. Seu último feito foi percorrer 27 maratonas nas 27 capitas do brasil em 27 dias consecutivos. Em suas palestras utiliza uma esteira onde se "transforma" de consultor em corredor, trazendo um perfeito link entre o mundo esportivo e o mundo corporativo.

Topo