Sol, Calor e os cuidados com os olhos

10/02/2014 | « Voltar

Sol, Calor e os cuidados com os olhos

Calor excessivo, praias e piscinas lotadas está sendo a imagem desses últimos dias no Brasil. Muito sol, calor e protetor solar. Esse trio está no dia a dia do Curitibano. Mesmo para quem apenas vai trabalhar, quanto aquele que está curtindo férias no litoral ou nos clubes da cidade.  Principalmente para quem está em férias esse trio significa muita diversão. No entanto, a médica oftalmologista da Clínica Canto, Dra. Ana Paula Canto, alerta para os cuidados específicos para os olhos, que, se seguidos, podem prevenir incômodos.

Um dos problemas que mais atendemos nesse período de janeiro e fevereiro, de um modo geral, decorrem do excesso de cloro em piscinas, mar, exposição à luz do sol e aos filtros solares, além de casos de conjuntivite viral. "O excesso de cloro na água da piscina, além de poder causar reação alérgica, pode gerar uma grande irritação e vermelhidão na região dos olhos. Logo que a pessoa sair da água da mar, piscina ou lago, é importante lavar bem o rosto com água doce e limpa", explica a Dra. Ana Paula Canto.

Em relação a conjuntivite viral, Ana Paula Canto explica que normalmente a contaminação se dá pelo ar ou por contato direto, como por exemplo, pelas mãos contaminadas, por toalhas, cosméticos contaminados e outras substâncias. “É fundamental prevenir a conjuntivite principalmente nas crianças, não permitindo que levem as mãos aos olhos após brincarem na praia, piscina, mar e areia”, alerta a médica.

As reações da conjuntivite viral são os olhos vermelhos, lacrimejamento,  sensibilidade a luz e pode ocorrer o inchaço das pálpebras. Caso a pessoa apresente esses sintomas, a médica orienta algumas precauções de contágio, uma vez que a conjuntivite é altamente contagiosa, entre eles a utilização de toalhas de rosto e banho próprias e não compartilhadas, uso de lenço de papel, higiene das mãos antes e depois do contato com os olhos, não cumprimentar as pessoas com beijo ou aperto de mão, e a procura imediata de um oftalmologista para um tratamento adequado.

Independente desse cuidados, a médica alerta para a utilização de óculos escuros. “As lentes dos óculos escuros precisam ter proteção contra os raios ultra-violetas (UV), esses raios emitidos pela energia solar são maléficos a saúde dos olhos. Óculos apenas escuros e sem proteção UV acabam sendo mais prejudicais do que benéficos”, explica. Segundo a Dra.Ana Paula Canto, a utilização de óculos de sol traz benefícios para a saúde, “além de proteger dos efeitos nocivos do sol, é um ótimo complemento da proteção solar usada na pele, evita o envelhecimento precoce, diminui o risco de catarata, pterígio, doenças retinianas e de outras doenças oculares”, finaliza.

 

 

 

Topo