Gaita de Boca

08/01/2014 | « Voltar

Artistas como Steve Wonder, Elton John e Bob Dylan, com sua  "Like a Rolling Stone", eternizaram canções que tem uma harmônica, ou gaita de boca, em comum. Na música popular, a gaita aparece como realejo, nome conhecido do instrumento na região do Nordeste. O instrumento é eclético e reconhecido em diversos estilos. "A gaita é um instrumento muito forte no Blues, Jazz e no Rock 'n' roll", comenta Marcelo de Freitas, diretor da escola de música Academia do Rock. 

Segundo ele, a atividade atrai pessoas de todas as idades e conhecimentos. "O programa inclui aulas individuais. É importante saber o grau de intimidade dos alunos com a gaita", explica. 
Para quem acredita que a gaita de boca é somente um instrumento de sopro, durante o curso, os alunos aprendem que é muito mais que isso. As aulas contam com temas como a apresentação do instrumento, postura, técnicas básicas de sopro, técnicas de vibrato e língua até a utilização do instrumento nos microfones e desenvoltura no palco. "O ensino é aplicado de forma prática, sendo apresentado ao aluno, as técnicas básicas e avançadas conforme o seu objetivo", diz. 
Ministradas pelo músico Pedro Tosi, o curso inclui uma hora de aula por semana, camiseta da escola e material didático. Os alunos da Academia do Rock voltaram às aulas no início de janeiro e o curso é uma ótima opção para começar o ano com muita música.

Topo