Intolerância a lactose atinge 70% dos brasileiros

01/10/2013 | « Voltar

Intolerância a lactose atinge 70% dos brasileiros

Mal estar abdominal, inchaço, gazes, náuseas são sintomas muito presentes no dia-a-dia do brasileiro. Segundo pesquisas, 70% da população apresentam algum desses sintomas após consumir leite de vaca ou derivados. Ou seja, um simples copo de leite ou um pedaço de queijo pode fazer mal para quem tem intolerância à lactose.

“Os sintomas podem variar de paciente a paciente”, explica o médico Mateus Martinelli de Oliveira. Segundo ele, tem pessoas que podem beber um copo de leite e nada sentir, em compensação existem pacientes que não suportam nem mesmo uma colher de leite. “A pessoa que não sente com um copo de leite, pode vir a passar mal ao ingerir uma sobremesa que ultrapasse a sua condição e capacidade de digerir lactose”, comenta.

A doença ocorre quando a pessoa nasce sem uma enzima que quebra a lactose, o açúcar do leite, ou porque com o envelhecimento ou por um problema clínico do intestino, deixa de produzir a enzima. Os sintomas podem aparecer logo após a ingestão de leite ou derivados, ou após horas, dependendo da quantidade ingerida. “Vale ressaltar que a pessoa na fase adulta pode desenvolver a doença, uma vez que a quantidade da enzima é diminuída no decorrer dos anos”, avalia o médico.

Martinelli explica que existem três tipos de intolerância à lactose:  a de deficiência congênita da enzima; de diminuição enzimática e doenças intestinais ou por deficiência primária e ontogenética. Já o tratamento, segundo o médico, geralmente se dá com a remoção de produtos lácteos da dieta. “No entanto, a ausência do leite pode levar a uma deficiência de cálcio, de vitaminas, riboflavina e proteínas que devem ser repostas com o consumo de outros produtos ou até mesmo medicação”, explica. “Não existem tratamentos para aumentar a capacidade de produzir lactose, mas os sintomas podem ser controlados por meio de dieta e medicamentos”, finaliza Martinelli.

 

 

Topo